quarta-feira, 13 de maio de 2009

Técnicas de Pesquisa

Os instrumentos de pesquisa são como guias ou processos que o cientista deverá utilizar para direcionar, de forma lógica e sistemática, o processo de coleta, análise e interpretação dos dados.

Os instrumentos que serão utilizados na pesquisa dependem primeiramente dos objetivos que o investigador pretende alcançar e do universo a ser pesquisado.

Existem vários tipos de instrumentos de pesquisa:

1 DOCUMENTAÇÃO INDIRETA - o levantamento de dados basea-se em documentos pré-existentes.


1.1 Pesquisa Documental a fonte de coleta de dados basea-se em documentos, escritos ou não, fontes primárias ( teses universitárias, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas, anais de congressos, testemunhas dos fatos, cartas, documentação pessoal (diários, memoriais, autobiografias), arquivos oficiais e particulares).

1.2 Pesquisa Bibliográfica o pesquisador tem contato com tudo que já foi publicado sobre um determinado tema.


2 DOCUMENTAÇÃO DIRETA - obtemos os dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem.

Tipos de técnicas que são utilizadas: Observação, Entrevista, Checklist e Questionário.

2.1 Pesquisa de Campo o pesquisador obtem informações observando os fatos tal como ocorrem espontaneamente com intuito de analisá-los.

2.2 Pesquisa de Laboratório o pesquisador descreve e analisa o que será ou ocorrerá em situações controladas através de instrumentos específicos.

Existem outras técnicas que podem ser utlizadas tais como: testes, sociometria, análise de conteúdo, técnicas mercadológicas e história de vida.