quinta-feira, 14 de maio de 2009

Outras técnicas de pesquisa - Técnicas Mercadológicas





É a técnica que busca informações sobre o mercado, de maneira organizada e sistemática, de acordo com técnicas especificas, visando auxiliares as empresas no processo decisório minimizando as margens de erros.



Entre as mais comuns são:



Teste de produto – procura avaliar o produto com a ajuda da opinião dos consumidores.



Pesquisa de audiência – tem por objetivo determinar a percentagem dos que ouvem ou assistem rádios ou canais de televisão.



Store-audit – os estoques dos produtos a serem pesquisados de um estabelecimento comercial são analisados em períodos sucessivos, através da observação dos mesmos ou por meio do registro das notas fiscais ou outros tipos de documentos.



Discussão em grupo – tem caráter de pesquisa exploratória, levantando hipóteses e pontos de interesse para uma futura investigação, mais extensiva. Por isso, são formados pequenos grupos com objetivo de serem avaliados.



Desk research – é uma pesquisa de gabinete, realizada com a utilização de dados secundários, ou seja, com informações já existentes, mas por outro lado estão dispersas e são heterogêneas.


Veja também:


Técnicas de Pesquisa