quarta-feira, 13 de maio de 2009

Entrevista



A entrevista é a técnica que permite ao pesquisador obter informações do entrevistado com a formulação de perguntas, com o objetivo de obter dados para responder à questão estudada. É muito utilizada em vários campos das ciências sociais.

Os principais objetivos da entrevista são:

- averiguar os fatos;
- determinar as opiniões sobre os fatos;
- determinar os sentimentos, através da compreensão da conduta de alguém por meio de seus sentimentos e anseios;
- descobrir planos de ação;
- conhecer a conduta atual ou do passado do investigado, para inferir que conduta o indivíduo terá no futuro;
- descobrir por que e quais fatores podem influenciar as opiniões, sentimentos e conduta.

Tipos de Entrevistas:

Entrevista padronizada ou estruturada – há um roteiro previamente estabelecido, com perguntas predeterminadas. O motivo da padronização é obter dos entrevistados, respostas às mesmas perguntas, permitindo ser utilizada em grande número de elementos, seguindo a mesma ordem e redação para todos os entrevistados, permitindo a comparação das respostas.
Neste tipo de técnica o pesquisador não é livre para realizar adaptações nas perguntas durante o processo investigatório, nem alterar a ordem dos tópicos ou acrescentar novos questionamentos.

Entrevista despadronizada, não estruturada ou de profundidade – permite ao entrevistado a liberdade de desenvolver cada situação na direção que considera mais adequada. Essa técnica busca saber como e por que algo ocorre, e não apenas conhecer a freqüência das ocorrências, de maneira que os dados obtidos possam ser utilizados em uma análise qualitativa. Em geral, as perguntas utilizadas nesta técnica são abertas e podem ser respondidas dentro de uma conversação informal.


Veja também: