sexta-feira, 3 de abril de 2009

Classificação das Pesquisas baseada nos Objetivos


A partir do momento que determinamos os OBJETIVOS, ou seja, Para quê você irá realizar esse estudo? Qual a finalidade desse estudo? Respondendo esta questão você utilizará qual o tipo de pesquisa mais adequada.


Vale ressaltar que as pesquisas se classificam em três grandes grupos:

PESQUISAS EXPLORATÓRIAS - utilizamos quando temos pouco conhecimento sobre um determinado tema. Logo, buscaremos uma maior clareza, através de estudo profundo sobre o assunto, procurando conceitos que o define. Busca proporcionar uma visão geral do assunto, facilitar a delimitação do tema, assim como, fixar objetivos e formulação de hipóteses. Não podemos esquecer que é o primeiro passo no campo científico para realizarmos outros tipos de pesquisa.

PESQUISAS DESCRITIVAS - procuramos descrever as características de uma determinada população ou fenômeno ou objeto a ser pesquisado. Portanto, busca-se descrever, identificar, relatar, comparar entre outros aspectos. Acrescentamos que através desse tipo de pesquisa observamos, registramos, analisamos, classificamos e interpretamos os fatos através de dados estatísticos. É importante frisar que o pesquisador não são manipuladores.

PESQUISAS EXPLICATIVAS - usamos esse tipo de pesquisa quando identificamos os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, tentamos explicar a razão o porquê das coisas, é um tipo de pesquisa mais complexa, pois procuramos registrar, analisar, classificar, interpretar, apronfundar o conhecimento da realidade.
Veja também:

Amostragem