sexta-feira, 3 de abril de 2009

Amostragem


Quando nos deparamos com um grupo grande e numeroso, utilizamos a Amostragem, ou seja, escolhemos uma parte do mesmo, para que possamos representá-lo. Portanto, com os resultados obtidos através da amostra podemos legitimar os resultados da população total.

A Amostra é uma porção ou parcela, selecionada num determinado universo ou população.


1 AMOSTRAGEM PROBABILISTA - quando são submetidas a tratamento estatístico.

1.1 Aleatório Simples - é utilizada quando um membro da população tem a mesma probabiblidade de ser escolhido.

1.2 Sistemática - quando a população deve ser ordenada, de forma tal que cada elemento seja identificado, da mesma natureza, pela posição.

1.3 Aleatória de Múltiplo Estágio - consiste em dois ou mais estágios, com o emprego de amostragem aleatória e/ou sistemática em cada um.

1.4 Por Área - utiliza-se quando não se conhece a totalidade dos componentes da população, ou é passível de ser encontrada mais facilmente, por meio de mapas ou fotos aéreas.

1.5 Por Conglomerados ou Grupos - os conglomerados são considerados grupos formados e/ou cadastrados da população. Logo, uma amostra deve pertencer apenas a um conglomerado. Podemos citar a seguinte condição: um aluno de uma escola não poderá participar de duas turmas escolares simultaneamente.

1.6 De vários Degraus ou Estágios Múltiplos - combina as amostragens anteriores, em duas, três, quatro ou mais etapas. Conforme a necessidade, utiliza-se a aleatória simples, a sistemática, por áreas e por conglomerados, todas estas técnicas ou algumas, e quantas vezes forem necessárias.

1.7 De Fases Múltiplas, Multifásica ou em Várias Etapas - basea-se no sorteio de uma amostragem bem ampla que é submetida a uma investigação rápida e pouco profunda, ou seja, uma primeira fase da amostragem; o a partir do conhecimento nessa fase permite extrair, da amosra mais ampla, uma menor, que será objeto de uma pesquisa aprofundada o que já seria a segunda fase.

Exemplificando: Pesquisa de jovens de 18 anos do sexo feminino na cidade. Numa primeira fase recorreremos ao cadastro de moradias, extrai-se de forma aleatória um número de moradias (25000). Faz-se uma investigaçaõ rápida para saber quantas jovens de 18 anos do sexo feminino possuem em cada moradia. Relaciona-se essas moradias, em seguida, sortea-se uma amostra de 1000 a 2000 jovens que constituirão a base para a pesquisa propriamente dita, ou seja, a segunda fase.

1.8 Estratificada - quando extraímos uma amostra pequena, ou subpopulação, tão representativa da distribuição quanto for possível.


2 AMOSTRAGEM NÃO PROBABIBLISTA

2.1 Intencional - quando estamos interessados na opinião de determinados elementos da população ou universo que será pesquisado.

2.2 Por "Juris" - utilizamos quando desejamos obter informações detalhadas, durante certo espaço de tempo, sobre questões particulares.

2.3 Por Tipicidade - quando selecionamos um grupo "típico", através de informações disponíveis visando obter resultados que possam representar à população como um todo.


2.4 Por Quotas - quando classificamos a população mediante uso de propriedades pertinentes.


Veja também: