quinta-feira, 30 de julho de 2009

Como elaborar um RESUMO


Vale ressaltar que o Resumo é um elemento obrigatório num trabalho acadêmico, pois ele apresenta de modo conciso o conteúdo do texto, destacando os aspectos mais importantes.

Portanto, sugerimos o que deverá constar num Resumo:

- O título “RESUMO” será centralizado, fonte arial, tamanho 14, maiúsculas.

- Contextualização do tema que será abordado, objetivo, justificativa, problema, tipo de amostra, metodologia, hipótese (conclusão).

- O Resumo deverá conter somente um parágrafo, o uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa e contendo 500 palavras e o padrão de entrelinha será 1,5.

- Evitar frases supérfluas tais como: “O autor do trabalho descreve...”; “O presente trabalho...” etc.

- As palavras-chave deverão constar abaixo do texto do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave”, separadas entre si por ponto (.) e finalizadas também por ponto.