quarta-feira, 29 de julho de 2009

Como elaborar: Introdução, Desenvolvimento Textual e Conclusão


Um bom texto terá coesão, ou seja, elo entre as frases, parágrafos (uso correto de: conjunções, pronomes, artigos, verbos). Assim como, a sua coerência (conhecimento e aprendizado) ficando atentos na idéia central do texto.

Portanto, na Introdução devemos contextualizar a questão, ou seja, comentar sobre o tema e sua explicação: objetivo, problema que foi identificado e como chegamos até ele, métodos e procedimentos utilizados, ressaltando a importância desse estudo.

Já no Desenvolvimento Textual deve-se explicar, discutir, classificar os problemas, definir e demonstra-los.

Em seguida, a Conclusão apresentará os resultados obtidos e a sugestão de idéias e abordagens para serem desenvolvidas em outras pesquisas.

Vale destacar que na Conclusão especificaremos de forma clara se os objetivos foram alcançados ou não, com isso teremos mais consistência no trabalho.

Abaixo existem verbos que são utilizados como Objetivo Geral de uma pesquisa acadêmica. A partir deles sugerimos dicas para o desenvolvimento textual:

Explicar – tornar claro, expor, explanar, desenvolver.
Sugestão: No primeiro parágrafo apresente o contexto histórico e depois explique.
IDÉIA – O por quê?

Relacionar – fazer uma relação, alistar, relatar, referir.
Sugestão: Faça uma frase para apresentar a resposta, contendo o tema e a localização tempo/espaço.

Em seguida, estabeleça a relação, correlação estabelecendo os pontos de semelhanças e/ou evidenciar as relações mútuas.

Sugestão: Indique os temas a serem abordados. Inicie seu texto com um dos assuntos, desenvolva até “chegar” no próximo tema buscando o elo.

Analisar – examinar cada parte de um todo para conhecer-lhe a natureza.
Sugestão: Faça uma breve apresentação para iniciar seu texto. Em seguida os argumentos deverão cobrir a maior quantidade possível de informações concernentes ao tema.

Identificar – determinar a origem, o tempo/espaço, as características do objeto de estudo.
Sugestão: Faça uma breve apresentação para iniciar seu texto. Exigi-se respostas onde os itens comportem breves explicações.