quarta-feira, 10 de junho de 2009

Projeto Minhas Citações

MINHAS CITAÇÕES

Gostaria de divulgar para vocês um projeto que foi elaborado há alguns meses. O projeto chama-se Minhas Citações. Criado num ambiente na web onde cada usuário pode armazenar e organizar transcrições textuais de trechos de obras que são relevantes para seus estudos.

Como funciona (Tutorial):
- O sistema funciona como um arquivo de fichas e fichamentos, em que cada usuário alimenta um espaço individual com suas anotações de livros e artigos de revista. - Para preenchimento de um registro de citação, o usuário precisa inserir informações para referenciar o material (autor, título, editora, etc). Tudo isso para facilitar o trabalho no momento de escrever um texto acadêmico.- Junto de cada citação o usuário pode inserir TAGs (ou Palavra Chave), que são recuperáveis no sistema de busca e organizadas nos fichamentos.- Após realizar uma pesquisa dentro do seu próprio espaço, o usuário pode exportar para Word, Excel, imprimir ou enviar para um amigo por e-mail (via formulário do próprio site).- Além das facilidades de organização e recuperação das informações, o usuário, junto do registro, pode inserir a localização do material na biblioteca (Ex. UFES 025), inserir um documento de texto (arquivo no computador) ou inserir o link do material na web (Ex.: artigos da revista Ciência da Informação).

Objetivo do projeto:
Criar uma ferramenta capaz de organizar nossas memórias de leitura, a fim de facilitar a produção de trabalhos acadêmicos.
Espero que este projeto ajude a todos na elaboração de seus trabalhos e na construção de seus discursos na vida acadêmica.


Referência: ASSIS, Leonardo. Minhas citações: beta. Disponível em: < http://www.minhascitacoes.org/login.php>. Acesso em: 23 set. 2008.