domingo, 24 de maio de 2009

Estrutura Formal de um Artigo



A estrutura do artigo científico é semelhante aos demais trabalhos científicos, divide-se em:

1 Elementos Pré-textuais – compostos por informações iniciais que caracterizam e reconhecem a origem e autoria do trabalho. Além de outras informações importantes para os interessados numa análise mais detalhada do tema.

a) Título, e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois–pontos (:) e na língua do texto.

b) Nome(s) do(s) autor(es) com um breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico (e-mail), devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos pós-textuais, onde também devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais à redação do periódico.

c) Resumo na língua do texto constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras.

d) Palavras-chave são palavras representativas do conteúdo do trabalho na língua do texto ficam abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.


2 Elementos Textuais devem seguir a seguinte estrutura:

a) Introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado.

b) Desenvolvimento apresenta-se a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. O autor poderá especificar o tipo de pesquisa, população e amostragem, instrumentação, técnica para coleta de dados, tratamento estatístico, análise dos resultados, entre outros, podendo ser enriquecido com gráficos, tabelas e figuras.

Dependendo do assunto tratado, existe a necessidade de se subdividir o desenvolvimento nas etapas que seguem.

Metodologia: expomos quais são os métodos, técnicas, equipamentos e materiais utilizados.

Resultados: apresentamos os dados encontrados na parte experimental. Ilustramos os resultados através de tabelas, quadros, fotografias etc.

Discussão: apresentamos os resultados do trabalho e ao confronto com dados encontrados na literatura.

c) Conclusão procura-se responder às questões da pesquisa correspondentes aos objetivos e hipóteses, apresentando recomendações e sugestões para trabalhos futuros. Vale ressaltar que os artigos de revisão deverão excluir material, método e resultados.
Você também poderá descrever um resumo do que o artigo apresentou. Além de abordar principais resultados e contribuições, comentários sobre a importância, relevância ou dicas para o uso prático do seu trabalho.


3 Elementos Pós-textual

São os componentes que completam e enriquecem o trabalho, sendo alguns opcionais, variando de acordo com a necessidade.

a) Título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;

b) Resumo em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto; em inglês (Abstract), em francês (Résumé), em espanhol (Resumen).

c) Palavras-chave em língua estrangeira: versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira; em inglês (Keywords), em francês (Mots-clés) e em espanhol (Palabras clave).

d) Notas explicativas: a numeração das notas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração em cada página;

e) Referências: Elemento obrigatório constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2000); Conforme a NBR 14724, 2002, deve-se usar a fonte 12 para as referências.

f) Glossário: elemento opcional elaborado em ordem alfabética;

g) Apêndices: Elemento opcional. “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.” (NBR 14724, 2002, p. 2); utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices quando esgotadas as 23 letras do alfabeto;

h) Anexos: Elemento opcional, “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.” (NBR 14724, 2002, p. 2); utilizam-se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos quando esgotadas as 23 letras do alfabeto;

i) Agradecimentos e a data de entrega dos originais para publicação.



Veja também:

Formato de Apresentação do Artigo

Sugestão para o número de páginas na elaboração de um Artigo

Dicas para uma boa redação

Como revisar seu artigo científico para avaliação

Dicas para escrever um Artigo Cientifico

Como planejar um Artigo Científico?


REFERÊNCIA

ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.

ABNT. NBR 6023: informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

ABNT. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 6 p.