segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dicas para uma boa redação



Sugerimos alguns lembretes que são necessários para aumentar a qualidade do artigo ou outro trabalho acadêmico:

* Parágrafos - divida os parágrafos corretamente. Tente usar frases de abertura e encerramento indicando o propósito do parágrafo.

* Seções - uma seção (um capítulo) é formada por mais de um parágrafo. Uma seção formada apenas por uma lista de itens não é uma seção, e sim uma lista de itens. “Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título.” (NBR 6024, 2003, p. 2).

* Frases - evite frases longas. Se a mesma frase ocupa mais de 3 linhas (em coluna simples), revise-a e tente dividí-la em sentenças menores.

* Sujeito e verbo - cada frase deve ter um sujeito e um verbo.

* Verbo - consistência no uso de tempo verbal. Seja consistente no use de tempo verbal - não fique trocando entre passado e presente.

* Palavras estrangeiras – as palavras devem estar em itálico.

* Siglas - siglas esclarecidas. Quando uma sigla é introduzida no texto (ou seja, aparece pela primeira vez) é importante colocar seu significado entre parênteses.

* Figura ou tabela? Uma possível resposta: se os dados mostram uma tendência, criando uma ilustração interessante, faça uma figura. Se os números apenas estão lá, sem qualquer tendência interessante em evidência, uma tabela deveria ser suficiente. Tabelas também são preferíveis para apresentar números exatos.

* Figuras e tabelas mencionadas no texto. Geralmente, figuras requerem explicação mais detalhada no texto, enquanto tabelas devem ser auto-suficientes. Além disso, a legenda de figuras e tabelas podem mencionar detalhes que não precisam ser repetidos no texto.

Para as tabelas apresentam informações tratadas estaticamente, conforme IBGE (1993) as tabelas devem ter um número em algarismo arábico, seqüencial, inscritos na parte superior, a esquerda da página, precedida da palavra Tabela.
Exemplo: Tabela 8 ou Tabela 8.8.

- Título: devem conter um título por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo;

- Fonte: a fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela em letra maiúscula/minúscula para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.

* Escreva enquanto trabalha. É uma boa idéia começar a escrever o artigo enquanto o trabalho está em desenvolvimento, enquanto idéias, problemas, soluções e detalhes estão mais frescos na memória.

* Backup. Mantenha sempre um backup atual do seu artigo, pelo menos uma cópia diária. Lembre-se daquela lei de Murphy: se algo pode dar errado, certamente dará.


Acrescentamos também que (AZEVEDO, 2001) cita alguns lembretes:

* Evitar apelar pela generalizações (ex.: sabe-se, grande parte);
* Evitar repetir palavras, especialmente verbos e substantivos (use sinônimos);
* Evitar empregar modismos lingüísticos (ex.: em nível de, no contexto, a ponto de);
* Evitar apresentar redundâncias (ex.: as pesquisas são a razão de ser do pesquisador);
* Evitar muitas citações diretas. De preferência às indiretas, interpretando as idéias dos autores pesquisados;
* Evitar empregar notas de rodapé desnecessárias que possam interferir no texto, sobrecarregando-o;
* Evitar usar gírias, abreviaturas, siglas, nomes comerciais e fórmulas químicas, exceto se extremamente necessário.



Veja também:

Como revisar seu artigo científico para avaliação

Dicas para escrever um Artigo Cientifico

Como planejar um Artigo Científico?

Estrutura Formal de um Artigo

Formato de Apresentação do Artigo

Sugestão para o número de páginas na elaboração de um Artigo

REFERÊNCIA

ABNT. NBR6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003. 3 p.

AZEVEDO, Israel Belo. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos.10.ed. ver. e atual.São Paulo: Hagnos, 2001. 205p.

IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. 1993.

MORO, Mirella M. A Arte de Escrever Artigos Científicos. Disponível em:<http://www.inf.ufrgs.br/~mirella/Dicas.html >. Acesso em: 13 maio 2009.