quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pesquisa Descritiva


Podemos classificar a pesquisa descritiva como:

* Estudos Exploratórios – temos que definir os objetivos, através desse estudo obteremos mais informações, descrições precisas da situação. Por isso, requer um planejamento flexível para possibilitar diversos aspectos de um problema ou de uma situação. São utilizados quando temos poucos conhecimentos do objeto de estudo, além de buscarmos identificar as relações existentes entre as variáveis estudadas.

Verbos utilizados como objetivos: explorar, observar, especular, descobrir, examinar,

* Estudos descritivos – utilizamos quando queremos estudar e descrever as características, suas propriedades ou relações existentes do objeto de estudo. É uma pesquisa mais ampla e completa.

Verbos utilizados como objetivos: descrever, expor, explicar.

* Pesquisa de opinião – utilizamos este tipo de pesquisa quando procuramos identificar falhas ou erros no objeto de estudo, descrever procedimentos, descobrir tendências.

Verbos utilizados como objetivos: identificar,

* Pesquisa Documental – este tipo de pesquisa estuda a realidade presente, ou seja, trabalha sobre dados ou fatos colhidos da própria realidade, utiliza-se como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, questionário e o formulário que são as etapas da pesquisa.

* Estudo de Caso – este tipo de pesquisa reúne informações numerosas e detalhadas do objeto de estudo ou fenômeno, além da verificação “in loco”.
É utilizado em estudos exploratórios e descritivos afim de fornecer respostas relativas a causas de determinados fenômenos.

A coleta de dados é feita mediante análise de documentos, entrevistas, depoimentos pessoais, observação espontânea, observação participante e análise de artefatos físicos.

Verbos utilizados como objetivos: expor, relatar, descrever, citar.