terça-feira, 2 de junho de 2009

Como encadear idéias no desenvolvimento de um texto

No desenvolvimento do texto devemos encadear nossas idéias para que sejam compreendidas pelo leitor. Portanto, usaremos operadores lógico-discursivos, que tem a função de explicar as relações de causa, oposição, contradição, conclusão, condição e fim.

Vejamos o exemplo abaixo:

Causa – Muitos alunos obtêm notas baixas na elaboração de seus textos porque não conseguem encadear suas idéias.

Finalidade Muitos alunos deveriam ter noções de como encadear suas idéias para que não tirassem notas baixas.

Conseqüência – Muitos alunos não sabem expressar suas idéias que terminam tirando notas baixas.

Condição Se os alunos soubessem encadear suas idéias, não tirariam notas baixas.


Vejamos agora exemplos de conectores que serão utilizados no desenvolvimento de nossas idéias:

Idéia de causa/efeito: usamos os conectores pois, porque, como, visto que, já que, uma vez que, por causa de, por, em conseqüência de, por motivo de, devido a, em virtude de.

Idéia de condição: expressada pelos concectores se, caso, contato que, desde que, a menos que, a não ser que. Vale ressaltar que ao usarmos idéia de condição aconselhamos que os tempos verbais das duas orações se relacionem.

Idéia de fim: usamos os conectores para, a fim de, com o propósito de, com a intenção de, com o objetivo de.

Idéia de conclusão: utilizamos conectores subordinantes, como tanto....que, e conectores coordenantes, como logo, portanto, então, assim, de modo que, por conseguinte.

Idéia de oposição: utilizamos por meio de coordenação adversativa (conectivos mas, porém, todavia, entretanto, contudo) ou da subordinação concessiva (conectivos embora, apesar de).