terça-feira, 31 de março de 2009

O que é PESQUISA?


Consultando o MICHAELIS On-line Pesquisa define-se como:
Ação ou efeito de pesquisar; busca, indagação, inquirição, investigação.

Na literatura há diversos conceitos a respeito da definição de PESQUISA veja abaixo algumas afirmações:

De acordo com Asti Vera (apud Marconi e Lakatos, 1999, p. 17) o ponto de partida da pesquisa encontra-se no “problema que se deverá definir, examinar, avaliar, analisar criticamente, para depois ser tentada uma solução”.

Portanto, a partir desse ponto o pesquisador busca encontrar as respostas ou soluções desse problema utilizando métodos científicos.

Segundo Rummel (apud Marconi e Lakatos, 1999, p. 18) a pesquisa tem dois significados: em sentido amplo, engloba todas as investigações especializadas e completas; em sentido restrito, abrange os vários tipos de estudos e de investigações mais aprofundados.

Como afirma Gil (2007, p. 17) a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.

Conforme as afirmações anteriores justificam-se a necessidade de elaborarmos um PROJETO DE PESQUISA que deverá especificar os objetivos da pesquisa, a importância dessa pesquisa, o tipo de pesquisa que será utilizada e como serão feitas as coletas de dados,assim como, a análise dos mesmos, não esquecendo o cronograma das atividades.

Veja as fases para o desenvolvimento de um PROJETO DE PESQUISA:

1ª A IDENTIFICAÇÃO do problema a ser investigado;
DEFINIÇÃO e DIFERENCIAÇÃO do problema;
3ª Buscar as possíveis respostas, ou seja, as HIPÓTESES para a solução do problema;
COLETA, SISTEMATIZAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO dos dados;
ANÁLISE e INTERPRETAÇÃO desses dados;
APRESENTAÇÃO do resultado da pesquisa.





Veja também:

Afinal, o que é CIÊNCIA?


Como elaborar um Projeto de Pesquisa?



Referência

GIL, Antonio Passos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 9. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007. 175 p.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 260 p.

MICHAELIS. Pesquisa. In: MODERNO Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed. Melhoramentos: UOL, 2009. Disponível em: <
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 25 de mar. 2009.