Após delimitarmos um assunto e realizarmos um levantamento sobre o mesmo, a próxima etapa será a formulação do problema ou formulação de perguntas.
Mas, como definirmos o conceito de problema?
Consultando o dicionário MICHAELIS On-line Problema é: “1 Questão levantada para inquirição, consideração, discussão, decisão ou solução: Discutiu-se o problema da seca.[...] 6. Qualquer assunto ou questão que envolve dúvida, incerteza ou dificuldade.”
Segundo Cervo e Bervian (1996, p. 66) “Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para qual se deve encontrar uma solução”.
Vivemos num mundo que nos deparamos com vários questionamentos que permeiam a Ciência.
A partir disso, devemos analisar o problema sob o aspecto de sua valorização, ou seja, se é possível resolve-lo por meio de pesquisa, trazer novos conhecimentos para a Ciência, ser uma novidade, chegarmos a uma conclusão válida e atender ao interesse tanto particular quanto geral.
No desenvolvimento da pesquisa o problema lhe servirá como guia, pois determina os roteiros para o início do levantamento bibliográfico e para a coleta de dados. Assim como, modificando-se ou transformando-se em razão dos resultados parciais ou definitivos.
Em vista disso, a formulação do problema desencadeia todo o processo da investigação, é uma via de acesso ao terreno do conhecimento científico, uma pista para a investigação contribuindo para a coleta de material bibliográfico e a coleta de dados. Com isso, obteremos resultados interessantes.
Procure ficar atento a responder estas questões: O quê? Como?
Veja também:
Como elaborar um PROJETO DE PESQUISA?
HIPÓTESES
Referência
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996. 209 p.
MICHAELIS. Pesquisa. In: MODERNO Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Ed. Melhoramentos: UOL, 2009. Disponível em:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 31 de mar. 2009.